10/07/2012

Sem mais táxi, “cê” sabe?

      Primeiro de tudo quero pedir desculpas por ter parado de postar do nada. Estou aproveitando o tempinho que eu tenho ainda aqui no Brasil para curtir com meus amigos, e tem também o fato d’eu estar esperando famílias entrarem em contato comigo. Ai o processo fica paradão. Mas decidi, hoje, fazer um post sobre uma coisa que todos anseiam, um dia: A carteira de motorista. 


      Sempre tem aquela idade, que as pessoas querem chegar logo para experimentar o que, quem já teve, experimentou não é? Por exemplo, as meninas: A maioria delas quer chegar logo aos 15 anos. O vestido de princesa, a festa dos sonhos... Mas tem uma idade que QUALQUER pessoa que chegar: Os famosos 18 anos. E aniversário de 18 anos é sinônimo de...? Autoescola.



      Como eu já expliquei para vocês, no processo de Au Pair, é necessário ter carteira de motorista. A não ser que você tenha completado 18 anos, no ano em que você vai viajar (como eu). Eu fiz 18 anos em Março. E dois dias depois fui me inscrever no intercâmbio. Minha agente falou que a probabilidade de pegar famílias melhores seria a carteira de motorista. Nem pensei duas vezes. Fui logo no SAC me informar de como tirar. Entendam, não é todo programa de intercâmbio que requer carteira de motorista. High School, por exemplo, é um que não requer. Mas se você for ser Au Pair, College ou trabalho-estudo é bom ter. Vou logo avisando que o processo de habilitação é longo. Tem duração de 4-5 meses. Se você tiver sorte. O meu está sendo adiantado por causa do intercâmbio, mesmo. Vamos lá, então? 
            
                          1º passo: Comprar o laudo, no SAC ou DETRAN.


      É aqui que começa tudo. Uhh, quando fui, chega deu aquele friozinho na barriga. Você vai até o SAC, ou DETRAN, para se inscrever na RENACH (Rede Nacional de Carteira de Habilitação)  através da compra do laudo. Você vai ter que levar xerox do seu RG, CPF, e comprovante de residência (conta de luz, àgua, no nome dos seus pais ou no seu). Depois de pagar (em banco ou correios. O valor é de R$ 76,50), você volta ao SAC para tirar a foto.  
      No próprio laudo vai ter as etapas a serem realizadas: São quatro. As duas primeiras são os exames de sanidade física e mental, e exame psicológico (Na clínica que eu fiz, deu R$ 190,00). É bem besteira e o psicoteste não é nada difícil de passar. O processo é o seguinte:
Você vai, primeiro, ser chamada por uma médica que vai fazer aquelas perguntas retóricas que médicos fazem, e depois vai checar sua visão. Depois, você vai ser chamada à psicóloga, que vai perguntar porque você quer tirar a carteira, vai conversar com você basicamente. Depois vão colocar todos em uma salinha e começar a aplicar os psicoteste. São três. 
      O primeiro é o dos “risquinhos”. A psicóloga vai te dar uma folha em branco, e um lápis. Vai pedir para você fazer riscos verticais curtos em sequência e quando ela falar: Tempo (eu não lembro se era exatamente “tempo”, mas era uma palavra assim..), você vai ter que parar e fazer um traço horizontal. Exemplo: ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| ------------------------- 
Ela vai pedir para que você faça isso VÁRIAS vezes, e no final, vai pedir para você contar quantos “risquinhos” você fez e colocar em cima da linha horizontal. Exemplo: |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| ____50____ ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||| ____55____ 
 ATENÇÃO: O objetivo desse teste não é saber quem consegue fazer mais risquinhos, e sim, a qualidade e quantidade dos risquinhos. Eles tem que ser, mais ou menos, do mesmo tamanho e sem estarem muito separados um do outro, e entre um tracejado horizontal e outro, tem que ter mais ou menos a mesma quantidade. Não adianta você fazer 50 em um, e 135 e outro. Entenderam? Eu acho que eu fiz umas quatro repetições e deu, tipo: 129- 131- 145-135
      O segundo teste é dos “ligue-as-imagens”. Ela vai te dar um papel. Vai te orientar a abrir e virar de cabeça para a baixo a folha. Você vai encontrar várias imagens. O objetivos é ligar quantas imagens iguais você puder, PORÉM você não pode passar por cima de outras imagens. Tem que ligar uma à outra sem passar por cima das demais. Não se engane, tem lá as suas pegadinhas. Você vai ter cerca de 7 minutos para fazer. 
      O terceiro teste é o de “lógica”. Na minha opinião, o mais fácil de todos. A psicóloga vai te dar um livrinho e você vai ter que responder às perguntas de lógica. É bem simples. Lembro de abrir o livro e ter a imagem do dorso de um cavalo e no lugar aonde era o rabo uma caixinha em branco. E do lado tinha 3 desenhos: um rabo, um rosto, e patas. Era para colocar qual era o desenho correto na caixinha. AH FALA SÉRIO, NÉ PRODUÇÃO?


      Quando terminar esse processo, você checar no site do DETRAN se você foi aprovado ou não para poder começar a fazer suas aulas teóricas. O resultado sai com dois dias. Assim que sair, vá no site, coloque o seu CPF ou o número do RENACH (está no seu laudo!), e veja se passou! YAY. 
                Esse é o meu. Óia que meeeeeeeeeeeneninha aplicada. 


                                    2º passo: As aulas teóricas.


      Para você que achava que a escola é chata, as aulas da autoescola é um belo de um tapa na cara da sociedade. Mas, aquele tapa que dói. Que arde. Creio que minha bunda ficou quadrada! Eu não lembro quanto eu paguei para as aulas práticas e teóricas na autoescola, mas creio que foi em torno de R$ 530,00. E ainda tem o livrinho do CTB (Código de Trânsito Brasileiro) e o livrinho que a autoescola tem. Os meus saíram R$ 50,00.  Enfim. É a parte mais chata do processo todo. É uma aula. Eu tinha que chegar às 13h para fazer a biometria (é a presença, em marcação digital. Lembra de nunca esquecer, porque se você não colocar a digital, a aula daquele dia será invalidada). Tinha um intervalo de meia hora às 16h (onde eu tinha que fazer biometria de novo) e depois, a aula rolava até 17h55 (onde eu tinha que fazer a biometria final). Minhas aulas foram de 23/04 até 08/05. CHA-TO. 


      Depois de completar as aulas práticas você tem que ir até o SAC, novamente, e fazer a prova teórica. São 14 questões de legislação, 8 à 10 de direção defensiva, até 8 questões de primeiros socorros, 4à 6 questões de meio ambiente e 3 questões de mecânicas. Você tem acertar 28 questões, ou mais, para passar. É bem fácil, só tem que ter calma! Depois de passar na prova, você tem que ligar para a sua autoescola e pedir a LADV, que é a sua permissão para dirigir com um instrutor. 


                                    3º passo: As aulas práticas. 


      Primeira coisa: Se você NUNCA dirigiu um carro, meu conselho é: Faça as aulas práticas da autoescola, mas, peça para o seu pai ou mãe rodarem com você, também. Para quem não tem prática com carro, 20 aulas não são suficiente. Outra coisa: Não adianta querer adiantar o processo e pegar 5 carros e instrutores diferentes, como eu fiz. Senti dificuldade com isso. Carros não são muito diferentes (só freio de mão e a ré, de alguns), mas instrutores são. Cada um vai ter uma maneira de ensinar e você pode sentir choque/ dificuldade com essas trocas.


      Bom, são vinte aulas práticas... Sendo quatro delas à noite. Você vai escolher um carro e um instrutor e ele vai te orientar e te ensinar o que você precisa saber para passar no exame prático. Quando você estiver na rua, não fique nervosa com os outros carros (especialmente ônibus). Você está na autoescola para aprender. Pense que eu não passava de 50km. Nem testei a quinta marcha #choremos. TEM BIOMETRIA NA AULA PRÁTICA TAMBÉM, HEIN. Antes de começar e quando termina tem que colocar o dedinho, senão a aula não é validada. Quando você completa suas aulas, peça para a sua auto escola marcar sua prova prática. Acho que fica em torno de R$ 30,00 da primeira vez, e se você não passar, é só R$ 10,00 para fazer de novo. 


                  4º e final passo: A, aterrorizante, prova prática.


      Não vou mentir. Não estou nem um pouco contente em ter que fazer a prova prática. A minha ta chegando e eu to uma pilha de nervos. Mas passarei as dicas que me passaram: 
Primeiro de tudo tem que ter calma. Nada que se faz com nervosismo dá certo. To pensando em tomar um vidro de floral com suco de maracujá, antes de ir e ainda assim, sinto que não é o suficiente. Bom, primeiro de tudo você terá que fazer a meia-embreagem. Se perder na meia-embreagem, você não segue para o resto da prova. Quando for fazer, lembre-se se não soltar o pé do freio, vá largando a embreagem bem devagarinho e quando o carro der uma tremidinha tire o pé do freio e voilá: Meia embreagem!


      Depois, você vai fazer o percurso que o seu instrutor mandar. Lembre-se: Você não pode passar de 40 km na prova prática e uma coisa que eles avaliam é se você está prestando atenção nas placas, sinais e faixas. Quebra-molas  também é avaliado. Nada de freiar em cima do quebra mola, mocinhas!  Venham reduzindo, troquem para a 2ª marcha, ANTES de passar no quebra-molas, não em cima. 


      Depois de tudo isso, espere uma semana para ver se seu resultado saiu. Se você passou, YAY-PARABÉNS! Sua carteira chegará em 8 à 10 diassssssssssssss! Se não passou, não se preocupe. Ninguém nasce sabendo e segundas chances estão ai para isso. Concentre-se mais e fique menos nervosa! E boa sorte na próxima.




      Espero que minhas dicas ajudem minhas futuras motoristinhas! Desculpem pelo post gigante, mas foi só para matara a saudade de escrever para vocês! Até a próxima, minhas cheries! Me desejem sorte no meu teste, uuuuuuh!


Mil beijinhos pseudo-motorizados,
                                                           Momô. 

6 comentários:

Anônimo disse...

Não sabia que ni seu caso precisava dirigir, bom saber rsrs ^^
http://themudancas.tk/

Monica Mamudo disse...

Não, no meu caso eu não preciso porque tenho só 18 anos! Au Pairs acima 18 anos TEM que saber dirgir :) Eu optei por saber!

Larissa Benevides disse...

Adorei o seu blog, Mônica! *o*
me identifiquei bastante, sempre sonhei em fazer intercâmbio, mas por enquanto to na fase de tentar convencer meus pais ;/ kkkkkkk' continue postando, pf! queremos acompanhar suas aventuras! :D

beijos

http://vaidesalto.blogspot.com/

Monica Mamudo disse...

Larissa, meu bem, muito obrigado!
Não desista desse sonho não, viu? E se precisar de ajuda em qual intercâmbio fazer e outras coisas, pode contar comigo!
Vou continuar postando, deixa só ter alguma novidade no meu processo! Tô sempre de olho, aqui!

Muito obrigado pelo carinho, querida! Beijos!

Anônimo disse...

Oi Monica, tudo bem? Gostei bastante do teu blog, é muito completo e o layout está lindo! Com certeza vou passar sempre por aqui.
Bom, tenho uma dúvida: tenho vontade de fazer au pair no futuro (ainda tenho 17 só haha) mas não tenho experiência com crianças - só com algumas da família, mas não conta. As agências pedem no mínimo 100 h, certo? Então gostaria que você falasse sobre como vc adquiriu sua experiência com crianças e dando dicas de como outras meninas podem conseguir também. Ficaria muito agradecida!
Um beijo!
Isabel

Monica Mamudo disse...

Oi Isabel, tudo ótimo! Primeiro de tudo, muito obrigado pelos elogios e pelo carinho!
Em relação a sua duvida: que bom que você quer ser ai pair. Olha, eu tive 3 experiências: uma aonde fui babysitter da irmã da minha melhor amiga (que apareceu no meu vídeo), outra que eu fui recreadora Mirim em um hotel de crianças com 3-6 anos. Minha ultima experiência foi com gêmeos, babysitting.
Minha dica é que você tente trabalhos em creche, ou em escolas. Seja babysitter de vizinhos que estejam dispostos a preencher as referencias. E, ah! Não pode ser família, hein. O ideal é trabalhar em creche :)

Espero ter ajudado e obrigado, mais uma vez, pelos elogios e por estar me acompanhando! Um beijão!

Postar um comentário